O que quer dizer “pensar em inglês”?
Com certeza você já ouviu a frase ‘pensar em inglês’, mas o que ela significa?
Hoje, iremos lhe explicar o sentido dessa expressão e mostrar como você pode colocá-la em prática, sem mistérios.
Explicando a expressão
A expressão ‘pensar em inglês’ é uma frase que a grande maioria dos professores de inglês costumam falar, mas poucos explicam o que ela quer dizer ou como conseguimos fazer tal proeza.
Podemos afirmar que tal frase tem o sentido de não ficar traduzindo. Ou seja, ao realizar um pensamento em uma conversa, você deve fazê-lo com o vocabulário que você já conhece em inglês; e não pensar em como seria em português, para depois traduzir para o outro idioma.
A atitude de pensar determinada frase/resposta/pergunta em português, ir traduzindo mentalmente para inglês, para só depois verbalizar o que você quer, só atrapalha. Assim como ficar preso à gramática, a tradução também irá te limitar e te deixará travado. Sem falar no tempo que você gastará fazendo todo esse longo processo.
Além do mais, traduzir literalmente tudo que é falado em inglês pode gerar uma confusão, já que a frase/texto pode ficar sem sentido em português.
Portanto a chave do sucesso é utilizar o vocabulário que você já conhece para a partir daí falar o que você pretende.
Colocando em prática
Como vimos acima, o segredo está em utilizar o conhecimento que você já possui para começar e se expressar.
Caso esteja iniciando seus estudos da língua inglesa, você pode treinar com diálogos curtos e mais simples. Como nome, idade, saudações e perguntas simples (como você está?). Se já tiver um vocabulário maior, pode praticar com diálogos mais longos e complexos.
O importante, tanto para o iniciante quanto para quem está mais avançado, é sempre se manter em contato com o inglês. Exposição frequente com o idioma o torna mais familiar e isso facilita o aprendizado.
Outros pontos que auxiliam no processo de aprendizado, além das aulas de inglês, são:
- Fazer as tarefas passadas pelo professor(a);
- Prestar atenção nas letras ao ouvir músicas;
- Ver vídeos com áudio e legenda em inglês;
- Exercitar a fala descrevendo as atividades que fez durante o dia;
- Praticar diálogos do dia a dia;
- Converse com nativos ou outras pessoas que dominam o idioma
- Incluir o inglês na sua rotina o máximo possível (mudando o idioma das redes sociais e do telefone).
O grande segredo é estar sempre em contato com o idioma, seja lendo, ouvindo ou falando. A alta frequência aliada com assuntos de seu interesse, são muito importantes para que o cérebro faça ligações positivas e absorva melhor o conteúdo aprendido.
Para saber mais sobre como é o processo de aprendizado da nossa mente veja >> O que é Anki e como ele pode te ajudar <<
Além das dicas acima é recomendado que você não tenha medo de errar. Ninguém nasce sabendo de todas as coisas. Isso é um processo de construção feito ao longo da vida, e é a partir dos erros que temos a oportunidade de avaliar para aprender com eles e não os cometer novamente. Portanto treine sempre e revise o que já foi aprendido para melhorar a memória.
Colocando em prática as dicas apresentadas aqui, excluindo da sua vida a ‘mania’ de traduzir tudo, ouvindo e se expressando constantemente no idioma, pensar em inglês se tornará algo natural. Após algum tempo, de acordo com sua dedicação, já estará pensando e falando em inglês de forma natural.
Para mais dicas como essa e outras informações, nos acompanhem também nas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin) onde sempre publicamos indicações de leitura, vocabulário e desafios de listen.