Dificuldades no inglês e como superá-las
Quais são suas dificuldades para aprender inglês?
Hoje falaremos sobre alguns fatores que podem dificultando ou te impedindo de aprender outro idioma. A seguir, veremos o que são crenças limitantes e como elas impactam sua vida; quais as dificuldades mais comuns e como superá-las.
Crenças limitantes
Crença limitante é algo que você acredita e que te limita, te impede de realizar certo feito.
Normalmente, são frases que falamos a nós mesmos, tantas vezes que tomamos como sendo verdade. Quando de fato, é uma espécie de pretexto para continuarmos em nossa zona de conforto e não ter que lidar com novas experiências.
Essas crenças devem ser trabalhadas para que deixem de te impedir de conquistar seus maiores objetivos e sonhos.
Acreditar que inglês é chato ou ter tido frustrações anteriores com o idioma, podem sim, serem crenças limitantes. Outras mais comuns, em relação a aprender um novo idioma, são:
-
- ‘É muito difícil’;
- ‘Já estou velho(a) para isso’;
- ‘Não sei por onde começar’;
- ‘Já tenho responsabilidades demais’;
- ‘Nunca deu certo antes’;
- ‘Não sou capaz’;
- ‘Minha vida já é muito complicada’;
- ‘Não tenho tempo’.
Dificuldades
Muitos alunos, principalmente de escolas tradicionais de inglês, costumam focar seus estudos na gramática e suas regras. O que não é muito bom, a longo prazo, se o seu objetivo é falar fluentemente.
Estudar gramática é importante e irá te ajudar a escrever melhor. Porém, se você der demasiada importância às regras, sempre que for formar frases irá levar algum tempo pensando em qual regra e tempo verbal deve ser usado.
Dessa forma, será difícil manter uma conversa com um nativo e entender o que o outro estará dizendo.
Como superá-las
O aprendizado deve abarcar os três pontos: escrita/leitura, listening (audição) e conversação. Todos os pontos são importantes e devem ser exercitados com frequência.
Além disso, há outros dois pontos fundamentais para seu desenvolvimento. O primeiro é aliar o estudo do inglês a assuntos que você goste e tenha interesse pois, se tentar estudar sobre algo que não gosta, não absorverá nenhuma informação e ficará desmotivado.
O segundo ponto é fazer a sua parte. Não adianta ter aula uma ou duas vezes por semana se nos outros dias você não pratica nada do que foi ensinado. Você deve inserir o idioma na sua rotina para que ele lhe seja algo familiar.
Então, agora que já sabe o que são crenças limitantes, quais são as dificuldades encontradas e como superá-las, você pode iniciar ou retomar seus estudos da língua inglesa. ‘Mãos a obra’.