Warning: file_put_contents(): Only -1 of 27 bytes written, possibly out of free disk space in /home4/tecnols8/public_html/kids/wp-content/plugins/sfwd-lms/includes/ld-misc-functions.php on line 1888
🏛️ Academia BSB 🇺🇸 O que Anki e como ele pode te ajudar - 🏛️ Academia BSB 🇺🇸

Blog

Lembre-se de também conferir nossas novidades nas redes sociais.
O que Anki e como ele pode te ajudar
7 jul 2015

O que Anki e como ele pode te ajudar

Já ouviu falar no Anki? Não? Sim, mas não sabe como funciona? Então este post é para você. Hoje veremos o que é Anki e como essa ferramenta pode te ajudar a aprender diversas coisas.

Neurociência e estudos

Antes de apresentar sobre o Anki e suas funcionalidades, é importante explicar um pouco sobre o funcionamento do nosso cérebro.

A neurociência é a área que estuda o sistema nervoso, suas funcionalidades e processos de desenvolvimento ao longo da vida. Dentre os campos estudados, podemos destacar a neurociência cognitiva, que está voltada para o conhecimento (capacidade cognitiva) do indivíduo (memória, aprendizado e raciocínio).

Dito isso, a relação entre os estudos e a neurociência fica mais clara. É preciso entender como a mente funciona para que possamos utilizá-la da forma mais eficiente e eficaz.

Segundo os neurocientistas, o aprendizado  só acontece de forma genuína, se você estiver bem alimentado, hidratado, descansado e saudável. O organismo, como um todo, deve estar bem para que possa absorver e reter as informações necessárias.

As recomendações dadas por esses estudiosos da mente, é dormir (no mínimo 8h), fazer exercícios físicos, se alimentar sem excessos, manter-se bem hidratado e descobrir qual sua maneira de aprendizagem.

Para saber qual o melhor método para o seu aprendizado, você deverá testar as várias opções existentes, observar a qual você melhor se adapta e colocá-la em prática. Dentre as opções já conhecidas estão: resolver diversos exercícios, gravar um áudio como se estivesse explicando a outra pessoa, estudar em grupo, fazer associações mentais, fazer fichamentos e outros. Você também pode utilizar mais de uma técnica ou criar novas maneiras, o importante é empregar o que dê certo pra você.

Outro ponto relevante é a pausa entre o tempo de estudo. Já foi comprovado que o ser humano tem dificuldade em se concentrar em um mesmo assunto por mais de uma hora. Sendo assim, organize seus horários de forma a ter pequenas pausas e até intercalar os conteúdos dando mais dinamismo a rotina.

Processos mnemônicos

O conjunto de técnicas usadas para auxiliar no processo de memorização é chamado de processos mnemônicos. Este conjunto constitui-se na elaboração de esquemas, gráficos, símbolos, frases, termos, imagens ou ‘músicas’ relacionadas ao conteúdo que se deseja memorizar.

Sabe-se que a memória humana armazena as informações mais facilmente quando estão associadas a sequências simples e organizadas, por isso os professores fazem associações e frases inusitadas para você se lembrar daquela fórmula difícil.

Nosso cérebro se recorda melhor de informações simples associadas a sentimentos bons como felicidade, diversão e humor. Sentimentos negativos, por sua vez, dificultam o aprendizado e a absorção do conteúdo. Portanto, se você detesta uma matéria, automaticamente será mais difícil de aprendê-la. 

 

Para saber mais sobre dificuldades no inglês >> Dificuldades no inglês e como superá-las <<

 

Uso da tecnologia para o estudo

Com o avanço da tecnologia, no campo da educação, muitas ferramentas foram criadas para auxiliar quem está interessado a prender mais.

Em relação a idiomas estrangeiros, são diversas as possibilidades existentes no mercado que visam ser um apoio aos estudantes mais modernos. Contudo é de extrema relevância o uso correto de tais ferramentas, que podem trazer bons resultados se utilizadas da maneira correta.

Considerando que hoje em dia a grande maioria da população possui um Smartphone e está em constante contato com a internet, muitos alegam não terem tempo para realmente se dedicarem aos estudos. Outros se arriscam indo apenas a aula uma ou duas vezes por semana.

Como sempre é dito aqui no blog, quando de fala em aprender inglês (ou outro idioma), é necessário incluir a língua o máximo possível a sua rotina diária. Você deve transformar em algo familiar, se acostumar com o som das palavras, escrita e fala.

Para isso, uma opção é utilizar a tecnologia a seu favor. A opção a ser apresentada hoje é o Anki. Leia a seguir sobre essa ferramenta, como funciona e como utilizá-la para potencializar seus estudos.

O que é Anki?

Antes de falar sobre o Anki, é importante entender um pouco sobre o sistema que ele utiliza, o SRS.

SRS – Spaced Repetition System – é um sistema de repetição utilizado para dificultar que nossa memória esqueça certas informações. Este sistema é bastante utilizado por estudantes, principalmente de idiomas, para aumentarem seus vocabulários não esquecendo de termos e expressões vistas anteriormente.

Segundo definição encontrada no site, Anki ‘é um software gratuito que ajuda a memorizar qualquer coisa mais facilmente. Ele implementa um conceito chamado SRS (Spaced Repetition System) aumentando nossa eficiência nos estudos.’[1]

Se você precisa se lembrar de coisas diariamente, este programa pode te auxiliar bastante já que é simples, permite upload de imagens, vídeos, áudio e marcações científicas.

Assim, você pode utilizar para uma gama de finalidades. Como por exemplo:

  • Aprender um novo idioma;
  • Estudar para provas;
  • Memorizar nomes e rostos das pessoas;
  • Aprender mais sobre bandeiras;
  • Praticar acordes de guitarra e outros.

Como Adquirir?

Para poder aplicar o Anki a sua rotina, siga os seguintes passos:

  1.   Faça o download gratuito no site: https://apps.ankiweb.net/
  2.   Salve o instalador na sua área de trabalho ou faça o download da pasta.
  3.   Clique duas vezes no instalador para executá-lo.
  4.   Depois que o Anki for instalado, clique duas vezes no ícone da nova estrela na sua área de trabalho para iniciá-lo.

Você também pode fazer o download na loja de aplicativos do seu celular e sincronizar com o computador.

Como Funciona?

Após a instalação em seu computador, você pode adicionar as informações que deseja estudar ou fazer o download de palavras e termos já existentes sobre diversos assuntos.

Um baralho é um grupo de cartões e pode ter configurações distintas. Os baralhos são como grandes categorias de cartões que você pode utilizar para estudar diferentes assuntos de uma matéria.

Um conjunto de pergunta e resposta é chamado de cartão (como um flashcard). A pergunta fica na frente e a resposta no verso. Depois de pensar sobre a pergunta, e decidir qual é a resposta, você clica no botão ‘mostrar resposta’ e ela aparecerá.

Funciona basicamente como um ‘quiz’, onde a cada carta apresentada, você deve se lembrar do correspondente e responder, com sinceridade, se foi fácil, bom ou difícil de lembrar.

A partir da sua resposta (fácil, bom ou difícil), o programa vai decidir o momento ideal para mostrar a pergunta novamente. Este é o efeito de espaçamento.

Como o Anki te ajuda?

Então, podemos perceber que o Anki pode ser muito útil para auxiliar nossa memória.

No que se refere ao estudo de idiomas, normalmente, ao se aprender uma palavra ou expressão nova a tendência é anotar para que possa ser usada depois. Mas sabemos que somente anotar não adianta se não tiver um uso frequente. Daí muitos acabam ficando desanimados achando que não conseguem aprender ou demorarão anos para poder ter um vocabulário rico e boa fluência.

Ao contrário da situação citada acima, o anki pode ser um grande parceiro para te ajudar a aumentar seu vocabulário e conhecimento. Anotando as novas informações nele, você conseguirá sempre praticar a qualquer momento tudo o que já aprendeu.

Uma outra dica é que, ao adicionar novos termos no sistema, você tente não colocar somente palavras soltas, mas aplicadas em uma frase. Assim você irá lembrar-se da palavra e de como pode aplicá-la.

Agora conte aqui nos comentários sua experiência com essa ferramenta ou se pretende começar a utilizá-la.

Conclusão

Como podemos ver, o Anki é uma ótima opção. Porém, ressaltamos que sem a devida orientação, você aprenderá somente palavras e frases soltas que não garantem que você vai aumentar sua fluência e ainda tem grandes chances de você ter a eficiência do processo de memorização diminuída ao longo do tempo.

A melhor maneira de aumentar seu vocabulário é vendo aplicação dele dentro de um contexto real e atual. Para isso, aulas particulares ou em grupo, podem te ajudar,  porque o que vai realmente fazer a diferença nesse processo é o professor(a).

 

<Marque sua aula experimental gratuita pelo WhatsApp>

 

 

 

Fontes:
https://neurosaber.com.br/o-que-e-neurociencia/
https://exame.abril.com.br/carreira/4-tecnicas-da-neurociencia-para-acelerar-o-seu-aprendizado/
http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2014/04/recursos-mnemonicos.html
https://www.evolucaopessoal.com.br/memorizacao-mnemonica

Deixe um comentário