7 Melhorias que um Semestre de Aula na Academia BSB trazem para a vida dos alunos
Há alguns dias, voltaram de viagem alunos que começaram a fazer aula conosco no nível A1 (CEFRL). Foi impressionante perceber como foi diferente a postura deles diante dos desafios apresentados para se comunicarem quando estiveram nos Estados Unidos.
A maioria dos alunos que procuram nossas aulas particulares apresentam o seguinte perfil:
- 85% homens;
- Têm mais de 35 anos;
- São profissionais renomados em suas áreas;
- Estudaram inglês em momentos diferentes da vida;
- Não têm tempo nem paciência para voltar aos tradicionais cursinhos de inglês;
- Querem se comunicar com independência e segurança em suas viagens e trabalho.
Nossos professores propõem treinamentos diferentes para cada caso, levando em consideração o nível de inglês do estudante, a quantidade de aulas particulares que fará por semana, o tempo disponível para estudo sozinho e as motivações para retomar o estudo do idioma – entre outras coisas.
1. Realidade
A primeira percepção dos alunos foi a de que o que fazemos em nossas aulas particulares está muito mais próximo da vida real do que o que eles tinham aprendido antes.O fato de trabalharmos com vocabulário corrente e atualizado, e complementarmos as aulas com textos de websites e com podcasts, faz os alunos acostumarem seus ouvidos à pronúncia americana.
2. Evolução
Os alunos se mantêm motivados apesar dos desafios que a vida profissional e pessoal do aluno apresentam para o nosso aluno para que ele esteja presente na aula toda semana, faça o dever de casa e atualize seu cadernos. Essa manutenção do interesse permite que, ao longo dos meses, o aluno assimile e evolua, de acordo com seus interesses.
3. Entendimento
Além de entederem as diferenças gramaticais entre o inglês e português, os alunos são iniciados no entendimento dos elementos culturais que compõem a vida dos americanos comuns. Saber como adaptar o vernáculo à situação é imprescindível para se sentir adequado e bem recebido pelo estrangeiro.
4. Desenvoltura
Porque em todas as aulas os alunos falam, eles cometem a maioria dos erros durante a aula e, em certo ponto, passam a perceber – graças aos exercícios customizados – quando a estrutura gramatical do que querem comunicar não está de acordo com o padrão. Falando mais, com mais rapidez e com mais certeza, o aluno, já durante a aula, percebe a mudança na sua desenvoltura.
5. Dedicação
Por atingirem o objetivo que fora combinado quando iniciaram o treinamento, os alunos voltam de viagem mais empolgados e dedicados para continuarem aprendendo e voltarem ainda mais habilidoso na próxima viagem. É notável o acréscimo não somente no nível de atenção do aluno, como também seu comprometimento com as lições passadas para serem feitas em casa.
6. Segurança
A sensação de independência de familiares ou tradutores, bem como a menor necessidade de compreensão do americano para entender o seu inglês, fazem o aluno sentir-se mais seguro e arriscar mais. Ao invés de escolher o item mais simples do cardário, agora ele passa a questionar o garçon com relação a, por exemplo, o modo como quer a sua carne preparada e ao tipo de vinho que harmoniza com sua comida.
7. Alegria
A satisfação de superar desafios trazem aos alunos alegria e empolgação para continuarem fazendo viagens internacionais, porque agora, mais do que nunca, sabem que serão capazes de se comunicarem com autoconfiança e, mesmo que não entendam tudo o que for dito pelo estrangeiro, saberão as melhores estratégias para contornar a situação. O orgulho que sentem e a admiração da família e de amigos, elevam esse sentimento a novos patamares.
Se você ainda tem dúvida se vale a pena fazer cursos on-line ou presenciais conosco, pergunte aos nossos alunos e te suas próprias conclusões. Como foi a sua viagem após o seu primeiro semestre de aulas no seu curso? Deixe seus comentários abaixo.